Pages

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quando apanhar a meloa?

Este ano plantamos meloa na horta, 2 ou 3 pés que nos brindaram com cerca de 10 a 12 meloas de excelente tamanho, cheiro e sabor!

Já apanhamos quase todas, temos 1 no frigorífico, 6 na despensa, 2 na barriga e o resto na horta!

Durante o processo de crescimento a meloa é de cor verde. Quando fica amarela está quase boa para apanhar. E digo quase, porque a cor amarela não é sinónimo de: Está pronta para apanhar.

Então quando a devemos apanhar?
Quando junto ao pé se abrem umas rachas (ver na foto)!! Esta é a altura ideal!

Por estes dias quem entra em nossa casa sente um belo cheiro (e come também uma fatia) a meloa que vem da despensa e que se espalha por todas as divisões!! Conseguem sentir?

E vocês gostam de meloa?

P.s.: Comam-na bem fresquinha, o sabor é completamente diferente!!

20 Seres especiais comentaram :

Tuquinha disse...

Eu não gosto...ADORO, mas práticamente não como por ser bastante doce....(a dieta não perdoa).Essas aí estão mesmo a "pedi-las"
Mil beijinhos

Anônimo disse...

Que vontade de comer meloa, adoro-as, docinhas e cheirosinhas!

Sissamar disse...

Eu gosto tanto tanto que sou capaz de comer uma inteira!!! Que sorte que tiveram com a colheita, têm um optimo aspecto!
Beijinhos

Wanderley Elian Lima disse...

Que legal, comer um fruto plantado por vocês mesmos, isso é um privilégio que não posso ter, pois não tenho nem um quintalzinho.
Abração

Anônimo disse...

Eu gosto de qualquer fruta, mas nem sempre os supermercados têm a melhor.
Podem tê-la muito lavadinha, brilhante e tal, mas é sempre apanhada meia verde para poder aguentar a comercialização.
A fruta acabada de apanhar, é outra coisa.
Tenho um vizinho que tem horta e aparece-me com alface, tomate, cebolas, batatas e tudo o que produz, porque não conseguem comer tudo. São uma delícia as coisas da horta, criadas só com estrume que ele trás de uma vacaria da zona e acabadas de apanhar.

Sandrass disse...

humm a minha mãe só apanha as meloas quando estas se separam da rama. Chegamos à planta e a meloa está solta...é só apanhar, colocar no frigorifico e comer hihi
Ainda hoje comi meia meloa bem boa da minha mamã :P
Bjs

Especialmente Gaspas disse...

Humm... e não "abrem" perto do pé como as minhas?
Quando dizes separar é mal se toca com o dedo e ela solta-se, certo? Estas fizeram isso qd as apanhei... testei em duas. Nas as restantes preferi apanhar com o pé.

Eu não posso deixar as minhas na horta muito tempo depois de começarem a ter cheiro e de abrirem as rachas... é que a bicharada atira-se a elas e come-as.
Há dois anos perdi uma meloa assim, fui deixando qd vi estava toda comida em baixo... grrrr!!

Sandrass disse...

Eu já apanhei algumas e estavam completamente separadas... mas se dizes que mal tocaste se separaram então tavam no ponto ;)

ahh e sim também abrem ;)

Deixa de ser egoísta... compartilha com os pobres bichinhos hihi

Especialmente Gaspas disse...

Ah mas eu compartilho com os bichinhos... eu como a meloa e eles as folhas!!!!
:))

Fernanda disse...

Finalmente voltei! Aos poucos, para já, ainda há muito a pôr em dia.

Não gosto de meloa, mas sim de melão; de qualquer forma, não tenho espaço para cultivar essas coisas, senão mesmo não gostando não resistiria, porque acho imensa graça a essas coisas, tipo abóbora, melão, meloa...Sei lá, por crescerem uns a seguir aos outros! É tão engraçado de se ver.

Boa semana, Gaspas!

Cristal disse...

Humm meloa parece-me bem, fresquinha então, aceito uma fatia!
continuação de boas colheitas.
Só por curiosidade eu que não entendo muito de horta, requer muita dedicação o cultivo e manutenção até estar boa a meloa?
bjs

Especialmente Gaspas disse...

Nós temos rega automática na horta... menos uma preocupação :)

Havendo sol, água e sitio para a planta crescer a única preocupação a ter é com o oídio... A chuva, seguida de muito calor é mau!! Tem de se tratar com pó de enxofre. Pus apenas uma vez, poucas semanas depois de as ter plantado.

:)

Morbid_Angel disse...

Adoro! Principalmente no veraum! Mas sabe q eu sou um desastre pra saber qndo uma fruta ou uma verdura tah boa pra ser comprada ou, no kso, colhida? hahahahaha
Boas dicas essas suas.
Abracos e boa semana.

Cristal disse...

tenho a certeza que não estou a seguir como anónima, é a isso que te referes, não é?

Especialmente Gaspas disse...

sim, era isso que eu queria dizer!

none disse...

Mas o que seria uma meloa?..um melão?....ninguém perguntou porque conhece?..eu não...rsrsrsrsrs.
Deusa
vasinhos coloridos
*Seria um melão femea?..rsrsrsrsrsrs,podem matar....kkkkkkkk

Especialmente Gaspas disse...

Deusa,

Meloa é redonda!
Melão é o que tem o formato oval, tipo bola de raguebi!!

:))

Sandrass disse...

E a meloa é mais pequinina que o melão, o sabor é mais doce, a cor do seu interior é diferente, como é mais pequenina as suas sementes também são muito mais pequeninas que as do melão!

Eu gosto mais de meloas que melão!

Bjs

Sonia disse...

que rica horta tens tu -parabéns!
Eu não gosto de meloa -sou mais de melancia

Raquel disse...

Adoro! Obrigada pela dica!

Related Posts with Thumbnails