Pages

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Morangos silvestres

Trouxe quatro ou cinco pés de morangueiro silvestre de Sever do Vouga. No espaço de um ano multiplicaram-se tanto que já tive de deitar imensos filhotes fora.

Começaram agora a dar fruto e continuam a deitar as guias com os filhotes!

Os seu frutos são do tamanho de ervilhas. Ao pé dum morango normal são mesmo minúsculos! Muito pequeninos, mas deliciosos!

O que se pode utilizar?
Folhas, raízes e fruto.

Anemia: Morangos silvestres e mel.
Fígado: Infusão das folhas juntamente com folhas de videira.
Inflamações na boca e garganta e doenças do intestino: Chá das raízes.

E vocês gostam de morangos silvestres? têm??

39 Seres especiais comentaram :

Rafeiro Perfumado disse...

Apanhava bastantes, na minha aldeia perto de Coimbra. E tinham um sabor muito superior aos "normais".

Beijoca!

pituxasilva disse...

OLÁ.
Eu desses não tenho, este ano pus pela 1º vez dos normais...e não tem nada a ver com os de compra, são otimos.

beijos e lambidelas da malta
pituxasilva

Cinderellin disse...

Eu não conseguia ter morangos silvestres.. Pelo tamanho!
morria de desejo para comer um bom morango xD **

Sissamar disse...

Adoro! Bem tentei ter, mas não germinou nada ;(
Pro ano volto a tentar mas acho que desta vez com morangueiros já crescidos!

Tânia disse...

Adoro morangos! É o meu fruto favorito mas desses nunca comi

Especialmente Gaspas disse...

Alexandre,
:))

Rafeiro,
O pior é ter os suficientes para fazer uma compota hehe!! Mas as plantinhas até têm dado bastantes :)

pituxasilva,
Este ano também pus dos normais e são uma delicia :))

Cinderellin,
Pois, para fazer um dos normais devem ser precisos uns 10 dos pequenos hehe

sissamar,
foste pelo mais complicado... semear! Quando eles pegam tão bem pelos filhotes :))

Tânia,
E em compota? humm... delicia!

*Sininho* disse...

Têm uma cor linda os teus moranguinhos! Acho que nunca comi morangos silvestres...

An@ disse...

Olá

Não tenho mas já os comi este ano mas aqueles que comi não eram muito doces mas que cheiravam a morango isso cheiravam!!! À muito tempo que não sentia assim o cheiro de morango ... mas morango mesmo!

Delicioso. Como não eram muito doces fiz batido de morango e fiz uma sobremesa.

Beijos
Boa Páscoa

Anônimo disse...

Morango silvestre deve ser assim qq coisa!

Aproveito para desejar uma Páscoa muito feliz*

Beijocas

Ana disse...

Nunca comi :o
Fico à espera de uma caixinha hehe:)

amora disse...

Eu acho que gsoto de todos os morangos :) Tenho morangos "normais" plantados, mas não ainda deram nada :(

chica disse...

Boas dicas e eles são lindos! beijos,,tuuuuuuuuuudo de bom,chica

Hellen Caroline disse...

Nunca provei destes,e as dicas são ótimas,no meu caso que já tive anemia principalmente!
Um Beijo
Feliz Páscoa.

Mrs. Potter disse...

Andei a semear e só tenho dois morangueiros... Mas tenho rabanetes! :)
Beijinhos!

Formiguinha disse...

Meu pai já teve mas eram maiores.

Mas eram muito saborosos.:)

Uma Santa Páscoa!
Beijinhos da Formiguinha

Malena disse...

Fiquei com saudades da minha infância! :))

Marizei disse...

oLá, bem gostaria de os provar !!
e de os semear, se eles em casa se dessem

obrigada, têm muito bom aspectos os moranguitos :))

mfc disse...

Gostei das dicas...
E o sabor destes morangos?!
É que aqueles que compramos não sabem a nada!!

Sandrass disse...

sniffff os meus morreram todos.

Tens de me trazer para eu plantar à volta das minhas árvores atrás ;)

Bjs

Especialmente Gaspas disse...

Sininho,
Cor e, ... sabor!

An@,
Eu tento sempre apanhar uns caseiros aqui na mercearia da aldeia... nada que se compare aos que se vendem nos hiper cheios de químicos.

Luneta,
Boa pascoa também para ti :)

Ana,
hahaha... este ano não digo... mas como isto é tipo praga, para o próximo ano não deve ser difícil arranjar uma caixa hahaha

amora,
este ano pus pela primeira vez também dos "normais" e já deram. Mas a época varia conforme a espécie, dá mais um tempinho aos teus :)

Chica,
:))

hellen,
:))

Lima,
Por semente é mais dificil ter sucesso. As mudas já com raiz é rara a que não pega! Pois os rabanetes eu semeie... e como já não sei ond acho que já andei a mexer na terra onde estava e foram-se :P

Formiguinha,
ainda estamos a falar dos morangos, certo? hihihi
Boa pascoa!

Malena,
:))

Marizei,
Não aconselho em casa. É uma planta que gosta de bastante sol :)

mfc,
Uma delicia....

Sandrass,
Quando for ai levo!! Quem sabe ainda não somos sócias num negócio de exportação de morangos silvestres hahahahaha

M. disse...

e por estranho que pareça...sabem a morango:)

A natureza é sábia:)

ELF disse...

pois eu tenho morangueiros dos normais nas floreiras, sim porque não tenho terreno, só varanda mesmo e parece que os pés do ano passado secaram, ainda não rebentaram nem me parece que o vão fazer. Já comprei um pé de morangueiro este ano e tá cheio de folha e ainda não tem flor. Vamos ver se como morangos da minha varanda este ano.......parece-me dificil....eu acho que eles não gostam da terra, tenho de mudar.....e prontos lá vou comprando no supermercado!

Ana disse...

Olá :)
Gosto muito do seu blogue, desde os temas que aborda, as fotos, e o seu sentido de humor.

Quanto ao post não podia deixar de comentar, pois está a falar da minha terra. Realmente tem muita coisa boa, mas é mais conhecida pelos mirtilos, laranjas, mel e vitela, isto falando da gastronomia.
Depois temos espaços verdes e paisagens lindíssimas. Se não é, ou foi de cá, espero que tenha gostado e que volte. A feira do Mirtilo, é nos primeiros três dias de Julho.
Um beijinho e continuação de um bom trabalho, e parabéns pelo blogue.
É a primeira vez que comento, embora já o ande a espiar há cerca de um mês :)

Sandra Loffreda disse...

Adooooro!!!

Quando eu era criança, tínhamos uma boa plantação no quintal.

Na minha casa não tenho terras, mas mesmo assim ja tive moranguinhos em vaso...e ele cresce mesmo!

Beijão

Mafalda S. disse...

Com um selinho lá no blog, desejo-te uma excelente Páscoa, com tudo de bom.

Beijinhos

Catarina Collins disse...

Os teus morangos tem uma cor linda... Então frescos tem um sabor tão doce. Ja plantei no meu jardim, mas infelizmente os pássaros comeram parte deles. Mesmo pondo uma rede.

Beijinhos e uma Pascoa muito Feliz!

Baunilha disse...

aiii tão bom!! tenho andando para fazer um canteirinho de morangos (não silvestre) no meu terraço... apetecia-me mesmo moranguinhos desses, tão bons!!
e tu ainda tens de deitar fora... txeee! eheeh! :)
Beijinhos e boa páscoa

LOOKINSIDE disse...

Delicioso. Há muitos anos comia na terra onde nasci, Algarve. Agora adorava voltar a encontrar desses mas como? Onde posso encontrar para plantar guias?... Sortuda Gaspas :).
Feliz Páscoa

LOOKINSIDE disse...

Se a imagem que tens em cima do teu Blog é o teu refúgio, parabéns, é lindo.

Romy disse...

Gosto imenso de morangos e agora que estamos na época deles todos os dias lá vai mais uma tijela cheia deles com yogurte.

Mas o que me trouxe aqui foi agradecer a visita e desejar um Boa Páscoa

:)

Manuela disse...

Olá

Eu também gosto imenso de morangos e tenho alguns na minha horta, são muito úteis para a nossa saúde.

Manuela

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi?! Feliz Pascoa!

mollymell disse...

Estão lindos. Já plantei morangos, mas apenas em vasos. Tão bom apanhá-los no pé para comer.

AvoGi disse...

minúsculos e aí está a prova de que naosó o comprido largo e grande é bom
kis :=)

Especialmente Gaspas disse...

M,
Confirmo... sabem! Vá se lá saber porquê... hehehe

ELF,
Marotos, a portarem-se mal, não vale!! Eles adoram sol e terra húmida.

Ana,
é defacto um bonita terra :) O verde a água e a gastronomia... :) Fui duas vezes de férias e pretendo regressar :)

Sandra,
Melhor do vaso que do supermercado :)

Mafalda,
Bigada! Boa Páscoa!

Catarina,
Os pássaros são uns marotos com os frutos e as sementes! Uma vez tive uma "luta" com um Melro... eu punha as sementes na terra e mal virava costas para ir buscar algo o sacana ia debicar a terra, e quando eu regressava fugia... isto toda a tarde heheh

Baunilha,
Tipo praga e tem dado uma boa carga de moranguinhos :)

Lookinside,
não tenho visto morangueiros silvestres em muitos sítios. Só mesmo em Sever e agora na minha casa. Nem à venda tenho visto.
Sim, é o meu refugio :))

Romy,
Boa páscoa também para ti :)

Manuela,
fazem bem à saúde e são doces!! Junta-se o útil ao agradável :)

Heloisa,
Boa Páscoa também para ti :)

Regina,
Bom mesmo, parece que tem outro sabor :)

Avogi,
Ora bem... aí está uma afirmação sábia :))

Unknown disse...

Olá!
Por cá também gostamos muito de morangos só não conheço essa qualidade, devem ser deliciosos...talvez um dia me possas dar uns filhotes, eh, eh...
Beijinhos, gostei muito do teu quintal:)

Especialmente Gaspas disse...

Empresária,
Um dia que passes cá perto podes levar todos os que quiseres... isto é praga mesmo :)

tébastos disse...

Olá! Saudades desses morangos! Procurei na lageia dos meus pais e desapareceram! Onde posso arranjar uns pezinhos? Vivo no Porto mas desloco-me com facilidade... Obrigada!

Especialmente Gaspas disse...

Oi,
Se vives no Porto, o mais perto para os arranjares que eu conheça é em sever do vouga. Eu apanhei na cascata da Cabreia!

Related Posts with Thumbnails