Pages

sexta-feira, 2 de março de 2012

Carta ao Presidente da Junta

Carissimo Senhor presidente da Junta de Freguesia,

Venho por este meio agradecer o facto, da Junta (há várias centenas de anos atrás) ter disponibilizado UM (1) belo, resistente e verde contentor do lixo para a nossa rua.

Verde é de facto uma cor muito bonita que condiz com as oliveiras e silvas que estão perto dele. Diria mesmo que fica camuflado e nem se nota que ali está... o que ambientalmente é perfeito!!
Quem passa, quase nem dá por ele.

Não fosse o facto de... Só UM (1) ser pouco!
E, como descobri eu que os moradores precisavam de pelo menos outro? Fácil, senhor presidente!

É que o lixo quando deixa de caber no contentor, as pessoas não voltam com ele para casa para o despejar sanita abaixo ou coloca-lo debaixo do tapete da sala. Não... não...

As pessoas começam a colocá-lo à volta do contentor!! Mas, até são cuidadosas e deixam mesmo encostadinho tendo o cuidado de fazer um circulo perfeito (será antes quadrado?) que envolve o contentor. Tal qual prendas à volta da árvore de Natal (que por acaso também é verde!).

Qualquer árvore de Natal que se preze, acaba por ser atacada por miúdos que, dão de tal forma a volta às prendas que fica tudo espalhado, papéis para um lado, brinquedos para outros, caixas rasgadas... Um caos!!

Neste caso, não são as pobres crianças que atacam os sacos em volta do contentor, mas sim... os cães, gatos, e afins... e o resultado é apenas e só, lixo espalhado por todos os lados, que inclusivé chega ao outro lado da estrada!


Mas isto não é mau, atenção senhor presidente!!
Isto é uma forma de por a população a conviver... As pessoas saem à rua para apanhar o lixo dos outros (e matar saudades do seu próprio lixo) que está quase a entrar-lhes porta adentro, e acabam por conviver com os vizinhos que fazem o mesmo!
Até chegam a fazer concursos de quem apanha mais lixo e mais rápido!

E, é por isso Caríssimo Senhor Presidente, que lhe estou a escrever. Gostariamos de convidá-lo a participar (traga luvas, máscara, galochas e uma roupita de andar por casa) num destes animados concursos. Acreditamos que promove o convivio, o trabalho em equipa e acima de tudo ainda podemos cuscar as coisas que os outros jogam fora.

Se aceitar, e como já sabemos que os Presidentes de Junta nunca fazem o que os cidadãos precisam, e nós precisamos mesmo deste convivio... esperamos que "corte o nosso barato" e nos dê outro contentor para acabar de vez com a nossa amena e animada cavaqueira entre vizinhos.

Sem mais de momento,
Mirculina Oliveira da Silva.

27 Seres especiais comentaram :

Anônimo disse...

Eh, eh, também quero ir a esse concurso!

CosturaDinha disse...

"Eu, eu é que sou o plesidente da junta!" - como diria Herman José numa das suas caricaturas :P

Era giro que enviasses mesmo essa carta ao Sô presidente!

Mas agora a sério, é inconcebível ter só 1 contentor para tanta gente.
E pior, quando há greves ou não recolhem o lixo todos os dias. Isso deve ficar um rio de lixo!

Sissamar disse...

Parecem mesmo as cartas que eu mando para a minha câmara municipal por causa de fazerem de conta que varrem as ruas e como não varrem, o lixo tapa as sargetas e a água entra-me cá para casa!!! Tb me "divirto" muito a varrer a minha rua, principalmente nos dias em que ameaça chuver e é se quero estar descansadinha dentro de casa! Primeiro comecei a mandar email sérios, depois como vi que não me ligavam nenhuma, comecei a enviar emails simpáticos e num deles, que foi perto do natal do ano passado e que chovia a potes, até lhes desejei um Natal tão animado quanto seria o meu (a caminho da porta cada vez que a chuva carregava para ver se já estava a subir!) Valeu a pena e passaram a vir limpar a minha rua em vez de deixarem para trás e passarem à próxima que era sempre religiosamente limpa pq morava lá um deles!!! Mandei a boca e pegou tão bem que quase todas as semanas cá passa o "carro vassoura". Quando começam novamente a fazer-se de esquecidos lá mando eu novamente email "simpáticos" e sempre acompanhados de fotografias bonitas como as tuas!!! O que não invalida que de vez em quando lá tenha de ir limpar a entrada de pelo menos 3 sarjetas que são as que circundam aqui a minha barraca que logo por azar fica numa lomba!!!
Beijinho e bom convívio para o fim de semana! ;D

Até escrevi um post sobre isso aqui:

http://sissamarkika.blogspot.com/2010/12/confesso-pensei-que-ia-levar-porrada.html

Especialmente Gaspas disse...

Paula M,
Já enviamos uma, escreveu o meu home, mas ele não foi tão simpático como eu :P !!
Quem sabe esta não vai também... hihi

Poupadinha,
Com sorte ainda calha num dia que se faça um churrasco antes de começar as limpezas, para a malta ganhar força!!

Kyla,
Quando há greves e feriados é caos! Felizmente a nossa casa fica bem longe desse contentor (apesar de ser o que usamos, por ser o mais perto), porque se isso fosse à minha porta acho que não tinha só escrito uma carta e enviado, a reclamar... tinha escrito bem mais!! Nem sei como as pessoas que o têm à porta aguentam...

sissamar,
Nó enviamos uma carta "normal" com fotos e enviamos, ficou tudo na mesma... Se calhar devia experimentar enviar esta :))
Vou espreitar o teu post!

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Se os senhores que mandam em Portugal viessem mas era aprender alguma coisita com os alemaes.
Olha que eu ando a ponderar ficar cá. LOL

Moro em um Kinder Ovo disse...

Conta depois se o seu pedido foi atendido.

Tanita disse...

Pois realmente...também devem andar a fazer cortes nisto.

Diana disse...

Olá, vim retribuir a visita:)
Fiquei encantada com o teu blog:)
Nunca leste Nicholas Sparks? Se não leste tens mesmo que ler...podes começar pelo livro de que falei hoje, é mesmo fantástico;)
Beijinhos e bom fim de semana

horticasa disse...

Muito bem dezido Srª Mirculina é mesmo isso.
cumprimentos e larguras

Especialmente Gaspas disse...

Lacorrilha,
Se os alemães soubesse o que se sabe hoje, quando queimaram judeus teriam preferido começar pelos portugueses :P

Ovo,
a primeira carta não acrescentou mais contentores à rua :(

Tanita,
Mas agora com a crise, as pessoas compram menos coisas... se calhar começam é a sobrar contentores!

Diana,
Dele li: As palavras que nunca tte direi... gostei bastante!

horticasa,
3 vivas pá Mirculina!

S* disse...

Que horror, é inadmissível.

Unknown disse...

Se calhar o Sr. Presidente acharia mais piada se fossem arrumar esses "embrulhos de Natal" à porta dele ou da Junta, podia ser que, vivendo a experiência ele mudasse de visão. Bjs

Betty Gaeta disse...

Adorei a carta, mas acho que o Presidente da Junta não vai gostar tanto dela assim. Sabe que por aqui não temos estes contentores? Cada qual tem uma lixeira suspensa na porta de casa onde coloca o lixo e o caminhão de lixo passa 3 vezes por semana para recolher. O problema é que alguns não colocam esta lixeira na frente de casa e deixam o lixo no chão, daí vira bagunça pq os cães e gatos rasgam os sacos, espalhando o lixo por tudo.
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

SORTEIO!
http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

Naná disse...

Gaspas, adorei a parte em que o convidas a participar no regabofe... se morasse cá na minha cidade, eu tratava-te do assunto! Afinal trabalho na empresa municipal que trata da coisa!

Especialmente Gaspas disse...

S,
Ainda mais nos dias de hoje... se fosse há 300 anos atrás, ainda vá que não vá!

Cris,
Pois, se calhar!! Aposto que a rua dele até tem um contentorzito a mais! Nada como investigar... :P

Betty,
pelo menos suspenso sempre os animais não atacam.
Se bem que a nivel de cheiro tende a propagar mais porque está em todas as portas.

Naná,
Se algum dia me mudar para aí, já tenho cunha... iupi!!! :)

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Que o senhor presidente da junta leia a carta e providencie logo outro contentor de lixo *.*

Bricolar e Poupar disse...

hahah só tu!! devias escrever um livro ;)

Maria Vicente disse...

Pelos vistos passas-te aqui na rua em frente...
Realmente é tudo igual neste limpo pais.
Na zona onde moro é caixotes individuais vamos tendo alguma sorte mas nos vidrões e papelões é uma vergonha e ficam dias e dias esquecidos...
Bom fim de semana, beijo

Sofia disse...

Ora aí está uma óptima carta. :) Isto é terrível, também vejo ruas na mesma situação.

Será que já não há dinheiro para pagar aos lixeiros?!

Especialmente Gaspas disse...

Fabiano,
hummm... não sei não!

Bricolar,
Se a receita do livro der para comprar um contentor.... :P

Maria Vicente,
E eu a pensar que era só por aqui!!

Sofia,
Onde os meus pais moram é um bairro com vivendas geminadas, tem umas ruas, ruelas e uns becos... algumas mais escondidas onde só passam pessoas!! J
á cheguei a andar a passear por lá com o meu filho, às voltas... e durante 1 horas quase todos os dias ver as senhoras que varrem as ruas, estarem escondidas tempos sem fim a telefonar, a fumar cigarro e a ler revistas!!

Patrícia disse...

Este post foi serviço público no seu melhor! Às vezes temos de mostrar do que somos capazes, dar um murro na mesa, ou o que for mais eficaz no momento, e levar as autoridades responsáveis a agir. Se todas as pessoas fizessem serviço público, o mundo estaria bem melhor!

Beijinhos e obrigado pela visita ao meu blog. Aparece sempre que quiseres e puderes.
Patrícia

AvoGi disse...

infelizmente com estes cortes no funcionariso o lixo tende a amontoar-se porque nao se deixa de fabricar lixo só porque há reduçao de empregados
kis :=)

Evanir disse...

Que o amor seja nosso único vício, multiplicado pelo número infinito,
tenha o total igual ao das estrelas no céu ou de gotas de água no mar,
e seja dividido em nosso santuário de paz.
*Everson Russo*Meu Filho*
O amor realmente é a unica força capaz de mover o mundo
nos dias de hoje pouco se fala de amor .
Tudo que mais vemos é guerra pelo poder estamos
vivendo um mundo violento muito longe da paz que tanto almejamos.
Um lindo e abençoado final de semana.
Beijos de paz e luz..
Evanir...

Susana disse...

olha eu tenho uma amiga que se fartou de escrever cartas ao presidente da junto pelo mesmo motivo e aquilo não dava em nada mas uma altura em que decidiu mandar a carta para uma entidade qualquer, que agora não me recordo qual, em 3 dias foram lá pôr outro contentor, Vou-lhe perguntar para onde foi e venho cá dizer-te.

Bj

mfc disse...

Terás muita razão mas de momento o país precisa de pagaros prejuízos à banca através da Troika!!
Esperemos por melhores dias...

Especialmente Gaspas disse...

Patricia,
;) Bem-vinda!

Avogi,
Acho que aqui é mesmo descuido pela falta do contentos, já há alguns anos que são pessoas a mais para um contentor só!

Evanir,
Boa senana!

Niki,Onde a tua amiga mora a limpeza pode estar entregue a uma empresa particular, será? Ou então.... foi à provedoria de justiça, será??? Por acaso ainda não me tinha lembrado da provedoria (a quem recorri qd casei).

mfc,
Será que lhes vamos pagar em contentores de lixo? Se for, este nosso está tão cheio que fica logo uma boa parte paga!!! :)

Unknown disse...

Nossa, que país é este Gaspas??

Estão mesmo empenhados em dizimar o povo, os ordenados cada vez mais dão para cada vez menos e a farmácia acaba ficando para segundo plano, lixo tratado desta forma é bom para proliferar doenças e como o povo não vai tendo dinheiro para os medicamentos, só lhes resta bater a bota.

Enfim...

Related Posts with Thumbnails